terça-feira, 27 de março de 2012

Mães que amamentam não dormem menos

Um estudo realizado nos Estados Unidos, e publicado na revista Pediatrics, de dezembro de 2010, aponta: mães que praticam o aleitamento materno dormem um número igual de horas em relação às mães que oferecem leite artificial aos seus bebés.

Não houve diferenças no total de horas dormidas ou na qualidade do sono entre mães que amamentam e aquelas que dão leite artificial aos seus bebés. De entre as prováveis explicações temos o fato das mães que amamentam não despertarem da mesma forma que uma mãe que tem de preparar o biberão, pois podem manter-se no escuro e voltam ao sono profundo mais rapidamente. Além disso, a hormona prolactina, presente no leite materno, pode ter um efeito indutor do sono no bebé.

A ideia de que as mães que optam pelo leite artificial dormem mais durante a noite não passa de um mito. As mães que pensam em deixar de amamentar por acreditarem que irão passar a dormir melhor devem, portanto, desiludir-se. Não só isso não vai acontecer, como estarão a privar o bebé, bem como a si próprias, de todos os benefícios da amamentação exclusiva.


Ler o artigo completo AQUI

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails