segunda-feira, 26 de março de 2012

A Maternidade muda o cérebro das mulheres, tornando-as mais inteligentes

Algumas mulheres queixam-se de falta de memória e concentração depois de ter o seu bebé e mesmo passado algum tempo após o parto. Como se nos tornássemos "tontas" depois de ser mães. Mas nada está mais longe da realidade.

Katherine Ellison, uma jornalista americana premiada con o Pulitzer, questionou-se há alguns anos se a maternidade, de facto, nos tornava menos inteligentes, e o resultado da sua investigação foi publicado no seu livro "O Cérebro da Mamã. Como a maternidade nos faz mais inteligentes". Parece que o estigma da lentidão mental associado à maternidade é injusto e falso.

As mães, ao dar à luz, têm que fazer frente a uma multiplicidade de novas tarefas ao mesmo tempo. Para assegurar a sobrevivência do bebé, a progenitora tem de priorizar, o que leva a uma maior eficiência. É habitual estar a cozinhar e a falar ao telefone, aproveitar as sestas do bebé para colocar roupa a lavar, fazer as camas e varrer. Aproveita-se o tempo ao segundo! Tudo isto numa sociedade onde se exige muito a uma nova mãe.


Seguramente, a mente de uma mãe não está para memorizar certos detalhes que são supérfluos em comparação a cuidar do seu bebé, o seu cérebro está muito ocupado. Tem um objectivo de maior transcendência: criar um ser humano. 

Ler o artigo na íntegra AQUI

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails